http://FREGUESIADECOURA.BLOGSPOT.COM
COURA NA HISTÓRIA:
ENCRAVADA NA VERTENTE NORTE DA SERRA DO MESMO NOME,COURA É UMA DAS FREGUESIAS MAIS PEQUENAS DO CONCELHO DE ARMAMAR.
VESTÍGIOS DA SUA ANTIGUIDADE(PRÉ-HISTÓRICA)FORAM-SE APAGANDO AO LONGO DO TEMPO(RESTOS DE CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS).UMA DAS VIAS DO ITENERÁRIO ROMANO DA PENÍNSULA PASSAVA NA LOCALIDADE E FICARAM TROÇOS DE CALÇADA A CAMINHO DE ARICERA, E ANTES DA LAMPASSA(DESTRUÍDA PELA ESTRADA)E DAQUI Á CARREIRA VELHA,TOPÓNIMO ALUSIVO A UMA DESSAS ANTIGAS VIAS.RESTOS DE CERÂMICA(ENXUDOS)COMPLETAM ACHADOS DESTE PERIODO DA ÉPOCA CLÁSSICA. EM 1527(COYRA)ERA LUGAR DO TERMO DA VILA DE ARMAMAR, COM TRINTA E DOIS MORADORES.
TERRA REGUENGA,COURA RECEBEU CARTA DE FIRMIDÃO(CONTRATO FIRME) DE D.AFONSOIII E CARTA DE FORO DE D.JOÃO GARCIA DE SOUSA(TENENTE DO "DISTRITO"DE LAMEGO),ASSINADA EM GUIMARÃES(1248)A QUE AS INQUIRIÇÕES DE 1258 FAZEM MENÇÃO. SENHORES ( DONATÁRIOS) DE VILA SECA(COUTO SENHORIAL) POSSUIAM BENS EM COURA, E DESDE D.SANCHOII O MOSTEIRO DE SALZEDAS. DEVIDO A CONFLITOS(E DEMANDAS) POR VIA DE CONFRONTAÇÕES OU ESTREMAS, O MONARCA ORDENOU INQUIRIÇÃO E , AO MESMO TEMPO, QUE SE DELIMITASSE(COM MARCOS) A FREGUESIA REGUENGA DE VILA SECA.
A NORDESTE DA SEDE DO CONCELHO, É SERVIDA POR DOIS ACESSOS OU LIGAÇÕES MUNICIPAIS(ARMAMAR-VILA SECA-COURA E ARMAMAR-TRAVANCA-COURA).
4 comentários:
vamos la gente de coura participem .. contem algo .... participem .
nao sou de la mas tenho o meu pai mae e irmao que sao adoro coura momentos unicos de descanso e paz. as pessoas todas elas sao acolhedoras. ouve-se o cucu,as estrelas a noite ate parecem mais porque nao ha tanta luz na aldeia.para descansar nao ha melhor.
Durante a nossa vida....
Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam,
Existem aquelas que,
Vem, ficam e depois de algum tempo se vão,
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar............
Não conhecendo este lugar, fiquei fascinada e com tentação de o visitar........
CARA AMIGA :
AO VISITARES ESTE LUGAR LEMBRA-TE DESTE PENSAMENTO :
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
UM ABRACO E VOLTA SEMPRE COURA AGRADECE.
Enviar um comentário